Freitag, 15. Januar 2016

O vocabulário alemão

Eu gosto de ler, livros, artigos, posts no Facebook et cetera. Leio alemão, português e inglês. E muitas vezes acho engraçado como os autores escrevem. Não estou falando da gíria ou dos erros ortográficos. Tem muitas pessoas, profissionais ou não, que são bem inovador no uso da sua língua. Me perguntei: Quantas palavras a língua alemã tem? Achei um artigo no jornal "Die Welt" [Di: Vält], apresentando e discutindo um projeto do linguista alemão Wolfgang Klein. Esse cientista contou as palavras usados na década entre 1904 e 2004.

O resultado é surpreendente: Atualmente existem 5.328.000 palavras alemães! Desses mais de cinco milhões de palavras somente em torno de 70.000 são "vocabulário padrão", quer dizer de uma forma ou outra usadas no dia-a-dia das pessoas que falam alemão. O resto são palavras técnicas, artísticas, científicas e regionais (incluindo dialetos). 

O vocabulário alemão cresceu em mais de um milhão de palavras segundo Klein. Isso significa que a língua alemã é uma língua bem viva, mesmo com a parte da ciência ficando fora desse crescimento. Infelizmente o cientista que precisa reconhecimento do seu trabalho para ganhar patrocinadores ou verbas da indústria tem que publicar em inglês, é a conclusão do linguista. Em contrapartida os jornalistas são os autores mais inovadores por uma simples razão: Como o mundo apresenta milhares de novidades cada dia, o jornalista tem de "inventar" novas palavras para ficar acompanhando eles.

Então é só ler notícias diariamente e você vai aprender novas palavras facilmente.

O artigo Die Welt - Jenseits des "Duden" foi publicado em 21 de janeiro de 2014.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen